release

Captura de Tela 2015-04-10 às 21.39.38

.

RELEASE

.
Após sete anos fora do Brasil, a cantora Ligia Kamada volta com canções na mala e a vontade de gravar seu primeiro disco solo.
Em 2005, junto com o grupo “Q ́Saliva” e os parceiros Pipo Pegoraro e Pablo Casella, Ligia partiu em turnê pela Europa com o disco autoral “DELA”, tocando em importantes festivais e casas de shows da Bélgica e da Holanda, tais como Paradiso, em Amsterdã, Leffingeleuren e Supernatural Festival.
 .
Volta ao Brasil em 2012 para viver nas montanhas da Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba. A natureza do lugar e os encontros dos últimos anos inspiraram novas canções e parcerias, como as com o poeta arrudA (“Água da Fonte” e “Atento”), que estão presentes no novo disco produzido por Marcelo Dworecki e Cris Scabello (Bixiga 70). Do reencontro com antigos amigos e parceiros, entre eles Pipo Pegoraro e Daniel Gralha e os músicos Peri Pane, Décio 7 e Otavio Ortega, as canções de Yermandê ganharam novas cores.
A banda que a acompanha nos shows é formada por Gabriel Salve (guitarra), Luiz Felipe Passarinho (bateria), Eduardo Barros (baixo), Rafael Pessoto (guitarra) e Anderson Delavequia (trompete).
 .
O disco foi gravado no estúdio Traquitana, em São Paulo. Com uma pegada minimalista, entre tambores, batidas eletrônicas, trompetes e vozes, Yermandê (palavra wolof, que significa compaixão) nasce e é dedicado à todos os corpos abandonados nos mares, nas matas, nas ruas e à todos os náufragos africanos.
 .
O encarte do disco, que conta com um detalhe único em cada exemplar, foi criado em parceria com a fotógrafa e artista Leticia Kamada, que além das fotos fez a direção de arte juntamente com o artista gráfico Érico Peretta.

release_yermande . completo